Tipo de atrativo: Caverna.

Passeio recomendado para: Adultos, idosos e crianças (acima de 05 anos). 

Obs.: O passeio não poder ser realizado por cadeirantes.

Município / Distância: Bonito/MS a 18 km do centro da cidade.

Tempo de deslocamento: 01 hora.

Duração do passeio: 01 hora e 10 minutos.

O que levar/usar: Tênis ou calçado antiderrapante preso ao pé, roupa confortável, câmara fotográfica ou filmadora, repelente, protetor solar e dinheiro para consumos extras.

Inclusos: Café servido no receptivo, capacetes e lanternas.

Opcionais: Aluguel de papete e compra de capa de chuva.

Atividade Desenvolvida: 

Turismo espeleológico: Ao chegar à recepção do atrativo os turistas são recebidos por um funcionário que passa informações sobre as infraestruturas existentes e, já no entorno do receptivo há possibilidade de se observar animais silvestres (araras vermelhas, cotia, quatis entre outros). Em seguida são apresentados ao Guia de Turismo que os acompanharão durante toda atividade, informando-os sobre os procedimentos gerais para a realização da visita a cavidade. Antes de iniciar a caminhada o grupo assiste a um vídeo de apresentação das Grutas de São Miguel com sistema de gestão de segurança, com duração de quatro minutos. Logo após, o grupo se direciona para uma trilha suspensa, de aproximadamente 05 metros de altura e de 180 metros de comprimento que termina em um mirante de onde se pode observar o vale e a vegetação característica do local. A caminhada continua por mais 120 metros em passarelas, até um mirante de observação da caverna, por onde se pode ter o primeiro contato visual com seu interior. Em seguida o turista é conduzido por mais 160 metros de trilhas até a entrada da cavidade para iniciar o passeio em seu interior, neste percurso, conhecerá formações espeleológicas características como, estalactites, estalagmites, colunas, travertinos e coralóide. Existe ainda a possibilidade de se observar a coruja Suindara que habita a caverna, para tanto faz-se uso de lanternas e da própria iluminação artificial que há no interior da gruta. Ao término do passeio os turistas retornam por uma trilha até o receptivo.

Infraestrutura: Loja de suvenires, bar e sanitários.

Apoio: Carinho elétrico e rádios para comunicação.

Capacidade de suporte: 285 pessoas por dia no verão e 255 pessoas por dia no inverno, divididas em grupos de 15 pessoas, com intervalos de 30 minutos entre os grupos.

Site: www.grutasdesaomiguel.com.br